\\ Pesquise no Blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

# 4

02 de setembro de 2009 - UNIRIO - Sala Ester Leão - 10h/13h
dan marins, diogo liberano e natássia vello

. primeiro momento do ensaio: trabalho somente com o DAN. pesquisa sobre a narrativa de ações do início do texto. improvisação com as seguintes coordenadas - partida: ação verbal coincide com ação física - chegada: ação verbal confusa não coincide com a física, também confusa. primeira improvisação. aplicamos nela qualidades escolhidas pelo ator, pensamos a ação sob a imposição de qualidades diversas que geraram ações diversas, mesmo sendo as mesmas. observações das improvisações seguintes: a palavra contradiz a ação, a ação contradiz a palavra. o caso do início do texto é um caso de exaustão, é como se ele tentasse afastar o problema e se esforçasse (fisicamente) sem obter resultados.

. em seguida, o DAN dividiu o seu monólogo inicial em dois tipos: 1º) aqueles trechos em que o personagem ELE tenta se afastar do problema, em que ocorre uma DISTRAÇÃO e; 2º) trechos nos quais o PROBLEMA impera, ou pelo menos é citado (indireta ou diretamente). exemplos:

"Olhando para a frente. Talvez de perfil. Agora olho na minha mão. Viro a cabeça para a direita, agora para a esquer, posso olhar outras vezes para a frente" >>> trecho representativo do esforço d'ELE em DISPERSAR o problema.

"Trato de que cada gesto tenha sentido, quer dizer, que adquira uma dimensão de espontaneidade. Não quero vazios" >>> trecho representativo do esforço d'ELE em dialogar com o PROBLEMA, ou momentos em que o PROBLEMA o subjulga.

. segundo momento, com DAN e NATÁSSIA. os atores combinaram uma leitura na qual dividiram o texto e experimentaram qualidades variadas para o texto. por exemplo, uma discussão de casal, uma conversa amigável de relacionamento, uma conversa entre analista e analisado, um embate entre torturador e torturado. evidenciou-se que o texto possibilita distintos lugares de significação. cabe-nos escolher...

. durante a leitura, cada ator escreveu uma lista de PALAVRAS INEVITÁVEIS. são elas:
DAN: necessidade, silêncio, piedade, terror, vergonhosamente, silenciado, cúmplice, intensidade, memória, orgulhosos, herói, nome, prisão, irreconhecível, gritos, sangue, cheiros, deus, vazio.

NATÁSSIA: perfil, pausa, gesto, espontaneidade, olhar, atos, tempo, vazio, mão, despretensiosa, sufoco, chão, método, fatos, fortaleza, curiosidade, possuir, nome, presa, jogo, precisão, pai, lembrança, silêncio, estímulo, expectativa, ritmo, obsessão, intensidade, intimidade, relação, mistério, forte, corpo, tormento, evasão, história, brincadeira, hematomas.

silêncio, intensidade, nome, vazio.