\\ Pesquise no Blog

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Uma pesquisa mais profunda.

MANUAL DO INTERROGATÓRIO

Condição do Ambiente

1) As fases preliminares de um interrogatório devem ser levadas a efeito numa sala quase sem móveis, preferivelmente com, apenas, uma porta e sem nenhuma janela. Se existirem janelas, devem ser cobertas. A sala deve ser parcamente mobiliada, com uma simples mesa e cadeira para os interrogadores, as quais devem ser localizadas mais ou menos no meio da sala, de modo a aumentar o senso de isolamento do indivíduo e permitir, ao interrogador, movimentos livres para os lados. O paciente deve ficar sentando ou colocado de tal forma que fique olhando o interrogador de baixo para cima. A iluminação deve ser muito simples e nua, preparada para molestar o paciente e de forma a não revelar a hora do dia. Deve ser instalado um telefone aparelhado com um dispositivo de chamada oculto, para uso do interrogador.

2) A sala deve estar fora das vistas e ouvidos de outros prisioneiros e longe de salas onde se realizem outros interrogatórios. Muito cuidado deve ser tomado para evitar qualquer interrupção não planejada. Qualquer necessidade que surja durante o interrogatório - bebida, cigarro, fósforos, etc. - deve estar preparada e em condições de uso.

3) Para ressaltar a mudança de atitude conseqüente da capitulação do indivíduo, é conveniente transferi-lo para um ambiente mais acolhedor e informal, antes de começar a exploração. Por outro lado, é conveniente enfatizar, não deve haver, durante o interrogatório, qualquer interrupção fora do programa, ou mesmo uma distração, que possa quebrar a atenção do prisioneiro ou do interrogador.